03 março, 2012

Falece aos 82 anos, Ralph McQuarrie

Hoje, com 82 anos de idade, uniu-se a Força o artista Ralph McQuarrie, responsável pelas artes conceituais de Star Wars. A triste notícia foi dada pelo seu site oficial.

George Lucas contratou McQuarrie em 1975, para ilustrar suas visões do universo de Star Wars. Sua arte foi decisiva na hora de convencer a 20th Century Fox a dar suporte a futura saga de Lucas, fazendo dele um componente chave para a existência dela.

Ralph ainda trabalhou em "Battlestar Galactica", "Indiana Jones e os Caçadores da Arca perdida", "De Volta Para o Futuro", "Jurassic Park", "E.T.", "Contatos Imediatos de Terceiro Grau", "Star Trek" e mais uma numerosa lista.

Estou profundamente triste com o falecimento de tal artista visionário e um homem tão humilde. Ralph McQuarrie foi a primeira pessoa que contratei para me ajudar a imaginar Star Wars. Sua contribuição genial na forma de pinturas foi inigualável, inspirando todos do elenco e da equipe da trilogia original de Star Wars. Quando as palavras não podiam transmitir minhas idéias, eu poderia sempre apontar para uma das ilustrações fabulosas de Ralph e dizer 'façam assim'. (...) De muitas maneiras, ele foi um pai generoso para uma revolução das artes conceituais que nasceram do seu trabalho, que tomaram a imaginação de milhares e impulsionou-os para a indústria cinematográfica. Além disso, eu sempre vou lembrar dele como um gentil, paciente, e maravilhosamente talentoso, amigo. - George Lucas.
A influencia de Ralph será sentida para sempre. Não há nenhuma dúvida de que daqui a alguns séculos, em meio a naves espaciais e surpreendentes cidades futuristas, alguém, em algum lugar, vai dizer: "isso se parece com algo que Ralph McQuarrie pintou". Em memória desse visionário, abaixo estão alguns de seus trabalhos. Descanse em paz Ralph, e que a Força esteja sempre com você.


© Coruscant Daily